Organizando a estante de livros

Comecei com prateleiras estilizadas, depois estendi o território para boa parte do meu armário e uma cômoda. Mas não adiantou muito, tenho livros espalhados por todo quarto. Já pensei em comprar um baú, mas qual seria a graça ter os livros escondidos? Leitor que é leitor gosta do livro com a lombada exposta; o leitor, minha gente, também ostenta – literalmente.

Organizei (aff, eu tentei) minha biblioteca por gêneros que eu mesma criei: favoritos, importantes (edições difíceis de encontrar ou exemplares autografados), livros de autores amigos, livros de estudos acadêmicos e literários, leituras espiritualistas, livros para divertir, livros para chorar e livros para sentir medo (seja na tela ou nas páginas, adoro um suspense). Contudo, no dia a dia, a coisa foi bagunçando, contradizendo meu gosto virginiano por ordenação.

Incomodada com a minha própria bagunça, fui atrás de dicas de organização de livros. Na minha humilde busca, descobri formas curiosas de arranjá-los. A mais comum, claro, é a que encontramos nas bibliotecas, pelo sobrenome do autor. Mas para que tanta formalidade com a galera que vive na nossa casa, né? Assim, algumas pessoas arrumam a estante a partir do primeiro nome do autor ou pelo título da obra, posicionando todos em ordem alfabética.

Descobri pessoas que separam as obras por prioridade de leitura, deixando os já lidos de lado e os não-lidos de outro. Há pessoas que organizam pela cor da capa, o que dá um resultado visual bonito.

Imagem do blog Estante Alada
Imagem do blog Estante Alada

A escritora Gleice Couto tem uma biblioteca que me deixa babando. Como cerca de 1100 livros, ela distribuí seus bens em quatro estantes em seu quarto, sendo que a quinta já está encomendada. “Organizo por ordem alfabética de editora. Às vezes, não sei o nome do autor, mas sei qual editora publicou o livro aqui!”, se diverte. Gleice ainda mantém uma lista organizada do que tem, pois já comprou títulos repetidos sem querer. “Também utilizo aplicativos para organizar minhas próximas leituras e os livros que quero comprar. A cada 3 meses, faço uma faxina minuciosa nas estantes e nos livros. Quando isso acontece, demoro dois dias inteiros para deixar tudo organizado”.

20160821_130941
Gleice Couto e sua estante do amor!
20160821_131306
Mais de mil livros no quarto!

Quem também tentou organizar por editora foi Lucas Duarte, o Luke, do blog Eu conto depois. O estudante de Jornalismo tem mais de 400 livros e atualmente organiza por gênero. “Eu admiro quem organiza por ordem alfabética a partir do sobrenome do autor”, ele brinca sobre o trabalho que dá manter os livros em ordem. Luke contou com a ajuda de seu pai para montar as estantes que ocupam quase todo quarto. Suas prateleiras estão em quase todas as paredes, fazendo com que ele durma rodeado de livros.

IMG_3382
Até o teto!
IMG_3383
A estante do Luke.

Enquanto escrevo o texto e revejo as imagens, dá até vontade de arrumar tudo. Espero, em breve, ter imagens decentes da minha biblioteca para mostrar! Mas a gente sabe que, mais importante do que manter a organização, é  cultivar o hábito da leitura.

P.S.: Obrigada, Gleice e Luke, pelas fotos e pela pequena entrevista. Vocês me inspiraram! \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *