#Recomendo | Romance policial e suspense

Sinto uma identificação profunda quando vejo alguém se equilibrando dentro de ônibus cheio para ler um livro. Sei o que é estar absorta numa leitura, alucinada pelo desenrolar da trama.

Ler é bom em qualquer momento, mas este tempo frio colabora pra a gente ficar em casa… Um dos meus gêneros favoritos é o suspense: romance policial, terror e afins. Adoro sentir medo seja por meio de filmes ou de livros. Vou deixar algumas sugestões dos títulos mais legais que já li. [O post sobre filmes vai ficar para depois que eu assistir ao remake de Poltergeist.]

Antologia de Contos Extraordinários | Edgar Allan Poe

Vamos começar pelo mestre. São inúmeros os filmes que se baseiam na obra dele. Allan Poe é muito bom em contos e é um dos grandes nomes do gênero. Essa coletânea traz 13 contos dele, organizada por Brenno Silveira e publicada pela BestBolso. Há contos do autor bem conhecidos (e tenebrosos), e considero Berenice, O Corvo e Manuscrito Encontrado numa Garrafa, os melhores. Leitores que não gostam ou não têm fluência em textos poéticos, não irão aproveitar tanto. Sugiro deixar o Allan Poe para depois.

It – A coisa | Stephen King

Tudo que conheço do Stephen King é bom. Ele é autor das obras que originaram filmes como Carrie, a Estranha, À Espera de Um Milagre, O Apanhador de Sonhos e o the best O Iluminado, além de vários outros. Há muitos anos, li It – A Coisa, e não consegui dormir de medo e de vontade de terminar o livro. São sete personagens adultos que têm que enfrentar novamente uma criatura que os atormentou quando crianças. Medo, muito medo.

Série Hannibal | Thomas Harris

Hannibal Lecter é meu vilão favorito de todos os tempos. Que personagem! Recomendo os filmes e os livros da saga. Meus favoritos são o Dragão Vermelho e Silêncio dos Inocentes. Se você gosta de uma trama policial, vai adorar esses. Se seu estilo é mais terror psicológico, você vai gostar de Hannibal, a Origem do Mal (meu queixo caiu com esse!).

Um Estranho No Espelho | Sidney Sheldon

Adoro o emaranhado de tramas que Sidney arma: assassinatos, celebridades, sexo, romance, assombrações… Lembro-me, também, de ter gostado muito de ler O Plano Perfeito, O Fantasma da Meia-Noite, Quem tem Medo do Escuro e muitos outros. Recomendo o autor especialmente a quem ainda não tem aquela fluência ou agilidade para leituras complexas. Passei minha adolescência lendo o Sidney e fui muito beneficiada com as construções dele.

Não conte a ninguém | Harlen Coben

É o único livro do autor que li e já quero ler os demais títulos. A história é sobre um marido que não supera a morte da esposa, mas, misteriosamente, anos depois ele recebe uma mensagem dela, descobrindo que a esposa está viva. Sem contar nada a ninguém, ele vai seguindo as pistas para desvendar o mistério. É daquele tipo de livro que você lê “numa sentada só”.

Assassinato no Expresso Oriente | Agatha Christie

Talvez esse seja o livro mais conhecido da autora mais famosa do gênero. O livro é sobre uma morte brutal que ocorre numa viagem de trem. Todos se tornam, então, suspeitos. Muito trabalho para o detetive, que vai descobrindo um segredo atrás do outro. Da diva do mistério, também recomendo Convite para um Homicídio e Não Sobrou Nenhum.

Puxando a sardinha

Muitos autores nacionais têm contado boas histórias de suspense. Tenho a sorte de ser amiga dos escritores que cito abaixo. Para não dar mimimi, deixo os títulos que recomendo em ordem alfabética.

Biofobia, de Santiago Nazarian, ed. Record.

Capa Biofobia V3 DS.indd

Dias Perfeitos, de Raphael Montes, ed. Companhia das Letras.

dias perfeitos

Presságio – O Assassinato da Feira Nua, de Leonardo Barros, ed. Novo Século.

pressagio

Ponto Cego, de Felipe Colbert, ed. Novo Século.

pontocego_capa

E você? Curte o gênero? Deixe sua sugestão nos comentários!

[cr_divider style=”double”][/cr_divider]

Crédito da imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *